g2h

terça-feira, 2 de junho de 2020

Nome Alice

Significado do nome Alice

Alice: Significa “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”.

O nome Alice tem origem nas versões francesas Adaliz, Alesia, Aliz, utilizadas como diminutivo de Adelaide, cuja origem é germânica.

O significado do nome Adelaide, do germânico Adelheid, resulta da junção dos elementos adal, que quer dizer “nobre”, e haidu, que significa “espécie", "tipo", "qualidade”.

Trata-se de um bonito nome feminino que reflete atributos de excelência, cujas meninas com ele registradas podem ser afetivamente chamadas de "Licinha".

O nome foi popularizado por volta do século XII na França e na Inglaterra por influência dos romances da época. Isso aconteceu através das variantes latinizadas Alesia e Alicia.

Perdeu sua popularidade por volta do século XVII pelo fato de ter sido associado a uma vida rústica, o que fez com que o mesmo fosse considerado antiquado.

Foi reavivado no século XIX pela personagem do livro “Alice no País das Maravilhas”, do romancista britânico Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo pseudônimo Lewis Carrol.

A obra foi publicada em 1865 e conta a história de uma menina que é transportada para um mundo lúdico e repleto de enigmas. Lewis Carrol também era matemático e as charadas presentes no enredo do livro contribuíram para sua popularidade.

A origem do nome Alice pode ser vista associada erroneamente ao termo grego alethia, que quer dizer “a verdadeira”, mas deve ser desconsiderado. Algumas fontes ainda afirmam que tenha surgido como um anagrama de Célia, outra sugestão que também deve ser descartada.

São suas variantes Alicia e Alizia, em espanhol e em italiano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

PESQUISE NO GOOGLE

PESQUISE NO GOOGLE